Banco Modal – 30 de Janeiro de 2023
O Ibovespa fechou o último pregão com queda de 1,63% a 112.316 pontos, já o dólar teve alta de 0,85%, cotado a 5,1089.
BRASIL
- Principal ETF brasileiro negociado nos EUA – iShares MSCI Brazil (EWZ) recua 0,67% no pré-mercado de Nova York.
- O Índice de Confiança da Indústria do FGV/Ibre manteve-se relativamente estável ao recuar 0,2 ponto em janeiro, para 93,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice teve queda de 0,9 ponto, pior resultado desde agosto de 2020, que foi de 88,7 pontos.
- O Índice Geral de Preços – Mercado desacelerou para 0,21% em janeiro, após alta de 0,45% em dezembro, divulgou a Fundação Getulio Vargas. Com isso, o índice acumula alta de 3,79% em 12 meses.
MUNDO
- Os índices futuros dos EUA e bolsas da Europa amanhecem no campo negativo nesta segunda-feira, com investidores monitorando a política monetária global. O Comitê de Mercado Aberto do Fed deve desacelerar o ritmo de aperto monetário iniciado no ano passado nesta quarta-feira.
- O núcleo do índice de preços de gastos com consumo nos Estados Unidos avançou 0,3% em dezembro na comparação mensal e 4,4% na anual, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio americano. O resultado veio dentro do esperado segundo consenso Refinitiv.
- O S&P e a Dow Jones recuam agora pela manhã, em 0,72% e 0,52%, respectivamente.
- O Produto Interno Bruto da Alemanha recuou 0,2% no quarto trimestre de 2022 em relação ao terceiro trimestre, segundo dados com ajustes sazonais divulgados pelo Destatis, o departamento de estatísticas do país. O consenso Refinitiv apontava para estabilidade no trimestre.
- O petróleo Brent avança agora pela manhã, em 0,05%, com sinais de fortes exportações russas equilibrando a crescente tensão no Oriente Médio sobre um ataque de drones no Irã e as esperanças de maior demanda chinesa.
- O minério de ferro negociado na bolsa de Dalian teve alta de 1,98%, a 873,50 iuanes.
Por Raphael Figueredo analista gráfico, credenciado pela APIMEC e com certificação no Programa de Certificação Nacional (CNPI) e, também, registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).