You are currently viewing Morning Call

Morning Call

Banco Modal – 06 de Fevereiro de 2023

BRASIL

Tributária: (I) Segundo o Valor, o governo federal deve aproveitar partes da PEC 110 para diminuir resistências dos senadores à reforma tributária. Mesmo assim, a ideia é que as mudanças tenham como base principal a PEC 45 e que comecem a tramitar pela Câmara. (II) O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), jantaram na sexta-feira com empresários em Brasília e defenderam a necessidade de aprovar ainda este ano a reforma tributária e discutiram o fim do voto de qualidade no Carf.

Congresso: (I) Malu Gaspar destaca que dos 99 deputados do PL, cerca de 25 já trabalham para aderir ao governo Lula. (II) Após um hiato nas negociações, o União Brasil retomou nas últimas semanas as articulações para tirar do papel uma federação com o PP. O Avante também entrou no radar e deve compor a união dos partidos pelos próximos quatro anos.

BNDES: (I) Mercadante defende no Valor que BNDES se torne um banco focado no fomento à exportação.

Trabalho: (I) Em entrevista ao Valor, o Ministro Luiz Marinho afirma que as prioridades de sua gestão estão divididas em três pilares: valorização do salário-mínimo, regulação do trabalho por aplicativos e a revisão de pontos da reforma trabalhista.

MCMV: (I) O governo de Luiz Inácio Lula da Silva pretende lançar o novo Minha Casa Minha Vida no próximo dia 14 direcionando o foco do programa habitacional para a contratação e construção de imóveis para a Faixa 1. (II) O novo teto ainda está sendo avaliado por técnicos de diferentes áreas do governo, mas deve girar em torno de R$ 150 mil.

GLOBAL

Zona do Euro: (I) Holzmann afirma que risco de leniência é maior do que risco de apertar em excesso a política monetária e que Banco Central Europeu deve seguir atuando até atingir convergência crível da inflação.

Alemanha: (I) Industrial Orders dezembro (%MoM): 3.2% (esperado: 2%, anterior: -4.4%)

Japão: (I) Governo nega reportagem da Kyodo de que estaria próximo a fechar um nome para suceder Kuroda. Noticiário do final de semana sobre indicação de Amamiya também é refutado.

China: * (I) Após primeiro encontro do ministro do comércio chinês com a contraparte australiana desde 2019, autoridade chinesa afirma que relações comerciais bilaterais voltaram a normalidade.

Turquia: (I) Terremoto de magnitude 7.7 atinge o país e deixa ao menos 95 mortos. Governo solicitou auxílio internacional.

As principais notícias de Brasil e Internacional ao longo do overnight.
Por Felipe Sichel, Economista-chefe Banco Modal

Deixe um comentário