Banco Modal – 20 de Março de 2023
◾ BRASIL
Regra fiscal: (I) Apesar da expectativa de novos avanços na discussão da regra fiscal hoje, encontro da cúpula do governo deve ocorrer somente amanhã. (II) Segundo o Valor, aliados e integrantes do governo federal vêm defendendo que o novo arcabouço fiscal amplie os investimentos públicos. Além disso, outros auxiliares do presidente Lula acreditam que a regra precisará passar por mudanças antes de ser oficialmente divulgada. (III) Fontes pontuam que a atual versão é considerada ‘simples e enxuta’ e ‘sem grandes malabarismos’. (IV) Já segundo a CNN, o presidente solicitou à equipe econômica que realize estudos adicionais sobre a proposta da nova regra fiscal.
Pesquisa: (I) Pesquisa Ipec divulgada ontem revela que 57% da população gostaria que uma nova liderança política emergisse na chamada terceira via para que o país pudesse fugir da polarização.
◾ GLOBAL
Setor bancário: (I) Powell e Yellen afirmam em comunicado conjunto que bancos norte-americanos estão bem capitalizados e que o sistema financeiro é resiliente. (II) Christine Lagarde também divulga comunicado onde diz apoiar o acordo entre o UBS e o Credit Suisse. (III) FED, ECB, BoJ, BoE, BoC e SNB anunciam ação coordenada de aumento de liquidez de dólares através das linhas de swap já estabelecidas. Segundo comunicado, operações semanais serão transformadas em diárias a partir de segunda-feira e sustentadas ao menos até o final de abril. (IV) BoJ afirma que não houve demanda por funding de dólar em janela da segunda-feira.
Alemanha: (I) PPI fevereiro (%MoM): -0.3% (esperado: -0.5%, anterior: -1.2%) (II) PPI fevereiro (%YoY): 15.8% (esperado: 14.5%, anterior: 17.6%)
China: (I) PBoC mantém taxas de loan prime rate de um e cinco anos inalteradas em 3.65% e 4.3%, respectivamente. (II) Segundo Bloomberg, Evergrande teria chegado a acordo com credores para reestruturar dívida offshore.
As principais notícias de Brasil e Internacional ao longo do overnight.
Por Felipe Sichel, Economista-chefe Banco Modal