🔊 Spotify: https://modal.la/42AZOuD
â—¾BRASIL
Banco Central: (I) Após manutenção da taxa de juros na semana passada, Lula voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Fiscal: (I) Arthur Lira disse que o Congresso deve incluir punições mais duras em caso de descumprimento de metas em nova regra fiscal. O Presidente da Câmara dos Deputados afirmou que não devem incluir uma responsabilização à um agente público, mas sim em criar alguma restrição em caso de não cumprimento das metas estabelecidas. (II) Claudio Cajado, relator do novo marco fiscal, sinalizou em entrevista a volta da obrigação de contingenciamento de despesas. No entanto, descartou punição a gestores. O relator ainda vai conversar com grupos do Congresso e pretende finalizar o texto até quarta-feira, dia 10 de maio.
PolÃtica: (I) Segundo a CNN, Arthur Lira afirmou ser preocupante rever privatização da Eletrobras, após o Presidente Lula dizer que vai entrar com ação contra a privatização. (II) Segundo o Valor, apesar da intenção de Lula, especialistas afirmam ser difÃcil reversão da venda da Eletrobras uma vez que o processo foi bem amarrado do ponto de vista jurÃdico. (III) Segundo a Folha de São Paulo, deputados devem retirar remuneração a artistas e ao jornalismo para tentar aprovar a PL das Fake News. (IV) Governo descarta alterar articulação polÃtica mesmo com derrotas e pressão por parte do Congresso. Presidente Lula pretende iniciar conversas entre ministros e bancadas do Congresso com o objetivo de aproximar parlamentares e Executivo.
Crédito: (I) Segundo o Serasa, inadimplência chega a 43% da população acima de 18 anos, recorde da série histórica.
â—¾ GLOBAL
Japão: (I) PMI de Serviços de Abril: 55,4 (anterior 54,9). Patamar recorde. (II) PMI Composto de Abril: 52,5 (anterior 52,9). (III) Banco Central do Japão abordou risco de inflação acima da meta na reunião de março, conforme ata.
Zona do Euro: (I) Confiança do Investidor: -13,1 (esperado -8,0, anterior -8,7).
Alemanha: (I) Produção Industrial de Março (%MoM): -3,4% (esperado -1,3%, anterior 2,0%). (II) Produção Industrial de Março (%YoY): 1,6% (anterior 0,8%).
As principais notÃcias de Brasil e Internacional ao longo do overnight.
Por Rafael Rondinelli, Economista do Banco Modal