You are currently viewing Morning Call

Morning Call

Banco Modal – 10 de Janeiro de 2023

◾ BRASIL

Fiscal: (I) Folha destaca que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), pretende manter o cronograma original e anunciar as primeiras medidas econômicas ainda nesta semana. (II) Haddad discutiu o assunto com a Casa Civil ontem e, segundo interlocutores, a posição foi validada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi corroborada pelo Valor. (III) As medidas iniciais serão voltadas principalmente para diminuir o déficit primário deste ano. (IV) Segundo o Estadão, o governo pode esperar até maio para anunciar o reajuste do salário-mínimo para R$ 1320.

Intervenção no DF: (I) Jornais destacam declarações e condenações conjuntas e coordenadas ontem entre os diversos poderes. (II) Segundo Bela Megale, o conselho político formado por partidos que integram a aliança em torno de Lula desde a campanha decidiu que acionará na Justiça contra todos deputados e senadores que forem identificados com envolvimento nos atos. (III) Lauro Jardim destaca a presença inusual de Janja na reunião do presidente Lula com os governadores ontem. (IV) A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. O texto segue agora para análise do Senado. (V) Após condenar a invasão dos prédios dos Três Poderes, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira, 9, que o País precisa enfrentar os desafios da estrutura fiscal e melhorar o sistema tributário.

Banco Central: (I) Segundo Estadão, em carta a Fernando Haddad (PT), o Banco Central deve citar a guerra na Ucrânia e a reabertura econômica pós-covid como as principais justificativas para não cumprir a meta de inflação em 2022.

MUNDO

Reino Unido: (I) Huw Pill indica em palestra que inflação deverá persistir no Reino Unido. Espanha: (I) Ministra da economia Nadia Calvino indica que taxa de crescimento de 2022 foi superior a 5%.

Japão: (I) Tokyo CPI dezembro: 4% (esperado: 4%, anterior: 3.8%) (II) Tokyo CPI Ex-Fresh Food dezembro: 4% (esperado: 3.8%, anterior: 3.6%) (III) Tokyo CPI Ex-Fresh Food and Energy dezembro: 2.7% (esperado: 2.7%, anterior: 2.5%)

China: (I) M2 dezembro (YoY): 11.8% (esperado: 12.2%, anterior: 12.4%) (II) New Yuan loans (yuan): 1.4tri (esperado: 1.1tri, anterior: 1.2tri) (III) Global Times indica que governo suspendeu emissão de vistos de curto prazo para cidadãos da Coréia do Sul e do Japão. Medida vem em retaliação a exigência de testes de turistas chineses.

As principais notícias de Brasil e Internacional ao longo do overnight.
Por Felipe Sichel, Economista-chefe Banco Modal

Deixe um comentário