You are currently viewing Morning Call

Morning Call

Modal Economics – 23 de Janeiro de 2023

BRASIL

Mercosul: (I) Presidente Lula assinou um artigo em conjunto com o Presidente da Argentina, Alberto Fernandez, indicando a criação de uma moeda comum sul-americana para transações comerciais e financeiras entre os países. Objetivo inicial é diminuir a dependência do dólar, sem fazer com que os países deixem de usar suas próprias moedas. (II) Valor Econômico destaca que a notícia de criação de moeda em conjunto gerou mal-estar no governo brasileiro. Jornal destaca que o que vem sendo discutido entre os dois governos é a criação de uma moeda digital para transações financeiras e comerciais. Fernando Haddad reforçou essa visão, negando o fim do real e afirmando que moeda virtual comum com Argentina tem como objetivo incrementar o comércio entre os países. (III) Na Argentina em sua primeira viagem como Presidente, Lula terá encontro com Nicolas Maduro (Venezuela), Miguel Díaz-Canel (Cuba) e Cristina Kirchner (Argentina). Na entrevista em que confirmou os encontros, Paulo Pimenta, Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, disse que não há nenhum debate sobre retomada de investimentos do BNDES na região.

Banco Central: (I) A indicação do próximo diretor de Política Monetária do Banco Central vem provocando debates dentro do governo federal, principalmente a luz dos comentários a respeito da independência da autoridade monetária e até mesmo da atual meta de inflação na semana passada. O mais cotado por Roberto Campos Neto para a vaga de Diretor de Política Monetária é o economista do Santander, Sandro Mazerino Sobral. Para a vaga de Diretor de Fiscalização, a expectativa é que Paulo Souza permaneça no cargo.

Fiscal: (I) Regra que retirou voto de desempate pró-fisco do Carf gerou salto em decisões a favor do contribuinte. Segundo o Estadão, em 2022, a Fazenda venceu apenas 2% do total de R$ 25,4 bilhões envolvidos nos julgamentos. Fernando Haddad pretende reverter tal regra no plano de ajuste fiscal proposto. (II) Centrão se prepara para realizar modificações na Medida Provisória que restabelece o voto de qualidade do Carf podem enfraquecer indicações da Fazenda sobre o órgão.

Relações Internacionais: (I) Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia afirma que o olhar do mundo está voltado para o Brasil, se diz confiante em acordo com o Mercosul e elogia promessa de desmate zero.

Política: (I) Zeca Dirceu e outros deputados do PT entram com ação para responsabilização criminal de Bolsonaro sobre Yanomamis. Próximo líder do PT na Câmara também quer investigar Damares e ex-presidentes da Funai.

GLOBAL

Europa: (I) Presidente do Banco Central da Áustria e membro do Banco Central Europeu, Rehn afirmou que enxerga motivos para altas relevantes na taxa de juros antes do verão. (II) Klaas Knot reforçou as declarações e disse que o Banco Central Europeu deve subir a taxa de juros em 0,5% em fevereiro e março, afirmando que a autoridade monetária deve continuar elevando as taxas nas reuniões de maio e junho.

China: (I) Segundo informações divulgadas pelo CDC da China, 80% da população foi infectada com Covid durante a última onda no país.

As principais notícias de Brasil e Internacional ao longo do overnight.
Por Felipe Sichel, Economista-chefe Banco Modal

Deixe um comentário