You are currently viewing Retrospectiva do Mercado Financeiro em 2023
flipping 2023 to 2024 year block with Coins stack. Money, Budget, tax, investment, financial, savings and New Year Resolution concepts

Retrospectiva do Mercado Financeiro em 2023

Fatos que marcaram 2023:

  • Popularização do PIX – O modelo de pagamento virou item obrigatório, acelerando as transações, liberação de mercadoria e movimentação dos negócios.
  • Dificuldades em EMPRESAS – Americanas, Starbucks, 123 milhas, Maxmilhas e a Magazine Luiza, é preciso estar atento a essas situações.
  • Fundos de investimentos exclusivos e aplicações em offshore- fundos exclusivos passarão a ser taxados semestralmente, no sistema “come-cotas”, e os offshore, uma vez por ano.
  • Guerras – confrontos internacionais, que devem avançar 2024, não sabemos o desfecho dos acontecimentos e nem os possíveis países envolvidos.
  • Juros Americanos- Os títulos americanos (Treasuries) chegam a patamares de 5% a.a., mas deve marcar o fim do ciclo de alta.

Na retrospectiva podemos observar que os números de 2023 foram melhores que a perspectiva esperada pelo mercado (relatório Focus), será que estamos diante de um “cavalo paraguaio”, de forma popular, ou como os economistas gostam de falar, um “voo de galinha”, vão entender o porquê desse comentário observando os fatos e expectativas de 2024.

Focus: Dezembro 2023 x Janeiro 2023

Fonte: Banco Central do Brasil – Relatório Focus emitido em 22/12/2023

Fonte: Banco Central do Brasil – Relatório Focus emitido em 13/01/2023

Taxa Selic termina o ano em 11,75% a.a., no início do ano estava em 13,75%, o que significa que 2023 termina teoricamente com o acesso a crédito mais barato.

Em relação ao PIB, iniciamos o ano com expectativas baixas entre 0,5% e 0,77%, e o mercado prevê fechamento de 2023 com um indicador de 2,90%, essa melhora simbólica está relacionada diretamente a valorização da nossa moeda (que pode ser observado no relatório no cambio) e ao agronegócio que deve responder a 25% do PIB brasileiro em 2023.

O índice Ibovespa fechou a semana passada com ganhos de 2,0% em reais e 3,8% em dólares, isso mostra a ajuda do dólar. O índice fechou aos 132.753 pontos.

Expectativas para 2024:

Quem chegou até aqui, vai entender melhor, a analogia ao “cavalo paraguaio” e ao “voo de galinha”, a preocupação está no fato de que as políticas implementadas pelo novo governo até agora, não geram ganhos de produtividade ou agregam na economia real.

Estamos com expectativas de aumento de impostos, maiores gastos públicos indiscriminados, subsídios a alguns setores privilegiados pelo governo e expansão do crédito. Essas medidas podem trazer um aumento do PIB efetivo, mas não garantem o crescimento do PIB Potencial, esse dita o futuro, o governo colhe hoje as medidas do passado e o PIB Potencial (futuro)?

PIB Potencial pode ser definido como a capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias (crédito em excesso, pode causar inflação), se a economia crescer além do PIB potencial, surgem pressões inflacionárias. Para mensurá-lo, há várias medidas indiretas, como capacidade instalada da indústria, infraestrutura, geração de energia elétrica, entre outras possibilidades.  

Outro ponto importante é o cenário de conflito mundial que pode ajudar ou atrapalhar, assim devemos ficar de olho no abastecimento, compras internacionais, suprimentos e produtos dos países envolvidos.

*Importante destacar, os dados do ano, são fechados no primeiro trimestre do ano seguinte (2024)

Semana que vem, vamos trazer os produtos bons para investirmos em 2024!

FONTES: Portal FGV, IPEA, Focus Bacen e XP Morning Call

Deixe um comentário